sexta-feira, agosto 24, 2007

Boas notícias para Lisboa

Finalmente a nova CML vai avançar com o Orçamento Participativo!
Na sua segunda reunião, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou a proposta do Vereador José Sá Fernandes para a instituição de um Orçamento Participativo no concelho, tendo contado, para tal, com os votos favoráveis do PS, PSD, "Cidadãos por Lisboa" e BE.
A proposta, com efeitos já para o Orçamento de 2008 (a ser apresentado em Outubro), obrigará a CML a previamente divulgar aos cidadãos as suas contas, seja através de um site especifico na Internet, seja pela realização de reuniões públicas com diversas entidades que operam na cidade de Lisboa (associações, ONG's, etc.) e, ainda, pela ocorrência de reuniões públicas com autarcas das freguesias.
Além da divulgação da informação por parte da CML, informação que deverá ser de leitura acessível aos munícipes, serão recolhidas sugestões e críticas a serem consideradas pelo Executivo na proposta final a apresentar em reunião de Câmara e em sessão da Assembleia Municipal. Ora, este procedimento constitui um enorme progresso em matéria de transparência e participação dos cidadãos no processo da definição das prioridades orçamentais da autarquia.

Outra das novidades é que a Praça do Comércio estará fechada ao trânsito todos os Domingos até Setembro de 2008. É um começo para tirar os carros da Baixa Lisboeta.

1 comentário:

Pedro disse...

Ora aí está uma noticia que deixa algum agrado! =)
Talvez num futuro próximo, possamos ver outras cidades a tomar a mesma iniciativa!