domingo, abril 08, 2007

Ciclo de Conferências de Ambiente do Técnico: Aplicação de TIC no ambiente e ordenamento do território

As relações entre a ciência e o mercado, no cenário urbano, são componentes essenciais do popular SimCity. Os modelos de simulação, em que esse vídeojogo se baseia, sintetizam, alguns dos princípios científicos que regem os transportes, ecologia e economia do espaço urbano. O SimCity é, assim, um ponto de partida para ligar o tema deste seminário à gestão da cidade, sendo que o caso do SimCity apresenta um défice que é a ausência de práticas de colaboração por parte dos cidadãos.

Propõe-se então, o desenho de WikiCity, um novo vídeojogo para a simulação da gestão científica dos espaços urbanos de uma forma colaborativa. O Google Earth é assumido como a plataforma ideal para este jogo. A interface utiliza a possibilidade de anotações geo-referenciadas escritas ou por voz.

O jogo pretende assim, exemplificar a articulação entre a ciência e a sociedade que a World Wide Web possibilita. Neste caso específico, entre o conhecimento científico e a gestão urbana, incluíndo os sectores profissionais e os cidadãos. Mas WikiCity pode vir a ser mais do que um SimCity adaptado aos novos tempos: ele pode-se tornar na trave mestra do planeamento e operação de uma cidade em que o conhecimento, o mercado e a cidadania coexistem naturalmente. Uma aplicação à cidade de Lisboa é apresentada para ilustrar esse potencial.

Duas palestras completam ainda a abordagem às utilizações de TIC em ordenamento do território, ambiente e turismo.

Cidades Criativas - A Cidade, a Ciência e os Vídeojogos
Prof. António Câmara, YDreams e Universidade Nova de Lisboa
Prémio Pessoa, 2006

Tecnologias de informação e comunicação para planeamento territorial
Pedro Matos, YDreams

Sistemas de Informação Turística no Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental
Pedro Pedrosa, A2Z Adventures by Ytravel


16 de Abril
15.30 - 17.30
Grande Auditório do Centro de Congressos
IST - Alameda, Lisboa

2 comentários:

tiagogoncalves disse...

wikicity... .fiquei curioso ;)

boa ROSA!

Rosa Félix disse...

É uma questão de irmos lá ver o que é! eu também estou curiosa ;)